Marginalia Project

Marginalia Project é um grupo com laboratório sediado no Labmídia, no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Realizam projetos diversos em arte e tecnologia, incluindo performances, mídias móveis, vídeo e inteligência artificial.

Cheguei ao site deles via google. Me interessaram especialmente os seus projetos Generator e Furniture Processing, que consistem no desenvolvimento de aplicativos para criação de roupas e móveis em colaboração com a máquina.

Direto do site do grupo (grifos meus):

Generator é um software de modelagem de indumentária, onde máquina e criador invertem papéis e criam uma relação de dependência mútua, na qual as funções desempenhadas por cada um perdem sentido quando isoladas. Partindo de uma modelagem inicial básica produzida digitalmente pelo criador (seja ela uma parte de cima, um vestido ou uma calça), a máquina gera deformações infinitas que resultarão em novas formas. Essas formas serão por fim trabalhadas novamente pelo criador, responsável pela união das partes recortadas em tecido e por transformar a modelagem plana em um objeto tridimensional único.

(…) Furniture Processing consiste em desenvolver uma interface [para o design de] peças de mobiliário que respondam as demandas individuais dos usuários. Aliada à parâmetros que serão preenchidos pelo usuário, tais como relações ergonométricas, estruturais e de acabamento, a idéia é gerar uma peça única para cada um. A visualização será tridimensional na tela do computador e passível de ser construída através de técnicas de fabricação digital tais como corte CNC (computer numeric controlled) e prototipagem rápida.

www.marginaliaproject.com
marginalia project lab

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: