Learn

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Neste aplicativo interativo os agentes virtuais (as “bolinhas”) se movimentam de acordo com gestos ensinados pelo usuário. Os agentes seguem um algorítmo simples de vida artificial – eles são criados, aprendem, se movimentam de acordo com o que aprenderam, eventualmente produzem novos agentes virtuais e por fim “morrem”.

Veja a animação Learn, criada com base neste aplicativo.

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Cada gesto realizado pelo usuário entra para o repertório das bolinhas presentes na tela no momento de sua execução. Cada bolinha se comporta de maneira independente, movimentando-se de acordo com um dos gestos que aprendeu no passado, escolhido ao acaso no seu repertório. Novas gerações de agentes virtuais são identificados por diferentes tons de azul – quanto mais claro for o tom, mais distante a instância está do agente original.

De forma a controlar a quantidade de agentes simultâneos, as bolinhas tem uma expectativa de vida relativamente limitada. Apenas o primeiro agente é sempre preservado, de forma a garantir o funcionamento contínuo da instalação. O repertório deste primeiro agente é constantemente esvaziado, a partir da primeira “memória”, também como uma forma de preservar o equilíbrio do sistema a médio e longo prazo.

Estes mecanismos, além de garantirem o bom funcionamento do aplicativo (evitando sobrecarregar o processador), também servem para deixar mais claro para os visitantes o que está acontecendo no sistema, bem como os efeitos e implicações dos gestos do usuário.

English translation:

In this interactive application, the virtual agents (the blue balls) move according to gestures defined by the user. The agents follow a simple artificial life algorithm  – they are born, they learn, they move around according to the movements they have learned, eventually they produce new agents and finally they die.

Watch an animation created based on this application here.

Each gesture made by the user is included in the memory of all the agents currently on screen. Each agent behaves independently, moving about using one of the movements learned, chosen by random. New generations of the virtual agents are identified by different hues of blue.

In order to limit the number of simultaneous agents, the balls have a controlled life span. Only the first agent is preserved in order to allow the application to run continuously. The memory of the first agent is continuously cleared (older memories first), also as a way to allow the system to always return to its initial state in case there is no interaction.

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